Rappel

Rappel no Guarujá

 

 

Definição: Abseiling, ou rappel como é chamado por muitos montanhistas, envolve deslizar para baixo uma corda em condições controladas, a fim de fazer uma descida segura. O termo vem da palavra alemã “abseilen”, que se traduz como “corda superior para baixo”.

Abseiling, ou rapel, pode ser muito perigoso, e não deve ser feito por pessoas inexperientes sem orientação e treinamento adequados de trepadores qualificados ou instrutores de escalada . É uma técnica usada por pessoas que são escalada, escalada no gelo, kloofing, canyoneering e montanhismo para descer penhascos íngremes ou até objetos artificiais, como edifícios ou pontes .

Este método de descer de uma montanha pode ser rastreado até um guia alpino com o nome de Jean Charlet-Straton, que liderou expedições nos Alpes de Chamonix , na França. Como a lenda o fez, Charlet-Straton falhou em uma tentativa de cimeirar a Petite Aiguille du Dru no Massif Mont Blan em 1876. Depois de encontrar-se preso na montanha, ele teve que improvisar um método para recuperar de forma segura. Isso envolveu o uso do método abseil. Três anos depois, ele completaria a cúpula bem sucedida da Petite Aiguille du Dru, e usaria este método extensivamente naquela escalada.

Abseiling exige que um conjunto de equipamentos especializados seja feito com segurança. Essa engrenagem inclui cordas, é claro, com a maioria dos alpinistas usando a mesma corda que subiram a montanha com a descida também. Outras artes de escalada usadas para rapel em um rosto incluem âncoras para suportar a corda, descendentes que permitem que os alpinistas alimentem a corda de maneira controlada e um arnês que se encaixa ao redor do alpinista e trabalhe em conjunto com o descalcificador para diminuir lentamente a pessoa para baixo.

Capacetes e luvas também são itens úteis para manter os alpinistas seguros também.

Embora a origem do abseiling tenha girado em torno de escaladores que se reduzam em uma montanha por motivos de segurança, ao longo dos anos evoluiu para uma habilidade que também é usada em várias outras atividades. Por exemplo, canyoneers empregará rapel como um método para entrar em canyons de fendas estreitas de forma segura, enquanto os spelunkers farão o mesmo ao entrar em sistemas de cavernas verticais também.

Ele já cresceu em seu próprio esporte com os buscadores de aventura abseiling para a emoção dele sozinho. Além disso, as unidades militares adaptaram a habilidade para inserção rápida em locais desafiadores que poderiam ser difíceis de alcançar.

Há uma série de técnicas diferentes que podem ser usadas para rapel, embora o método tradicional envolva se abaixar por um pé de pedra primeiro, enquanto está de frente para a parede. Ao descer, a corda é soltada lentamente e gradualmente, permitindo que o alpinista trabalhe de maneira segura no seu rosto. Ocasionalmente, eles podem usar os pés para empurrar para fora da parede, permitindo que eles caíssem em uma taxa acelerada, mas ainda controlada.

Outras técnicas de repulsão incluem ir de frente para a frente, ou simplesmente afastar a parede completamente. Esses métodos são destinados a abseilers experientes que têm muito treinamento e experiência sob seus cintos no entanto, e definitivamente não são para iniciantes.

Como você pode imaginar, o rapel é uma atividade perigosa, e estima-se que cerca de 25% de todas as mortes de escalada ocorrem enquanto a pessoa está descendo dessa maneira. Por isso, qualquer pessoa que tente a atividade pela primeira vez deve fazê-lo com um guia treinado e experiente que possa mostrar-lhes a técnica adequada e garantir que todo o equipamento que está sendo usado é seguro e seguro.

Se você está aprendendo a escalar ou abseil de rock pela primeira vez, tomar um curso adequado que ensina a habilidade é altamente encorajado.

Rappel é uma atividade comum em esportes de aventura e viagens de aventura. Pode ser incrivelmente emocionante fazer e é uma boa habilidade ter em sua aljava também.